terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Renascimento e o calcio fiorentino

Na Florença do século XVI praticava-se um jogo com bola, o calcio, que para muitos historiadores é um dos ancestrais do futebol moderno. O termo calcio que significa "chute" é até hoje usado pelos italianos para designar futebol. Era um jogo urbano e realizado no principal espaço público da cidade (piazza Santa Croce); tinha número fixo de 27 jogadores por equipe; estipulava o uso de uniformes para distingui-los (um grupo verde, outro branco); criava a figura de árbitros, dez ao todo, além de uma codificação de regras, feita por Giovanni di Bardi. A distribuição espacial dos jogadores apresentava três primeiros defensores ou datori addietro, quatro outros defensores ou datori innanzi, cinco intermediários ou sconciatori e quinze atacantes ou innanzi.

As partidas de calcio eram realizadas no período do Carnaval, duravam uma hora e aconteciam num campo retangular de cem por 48 metros, com bola de dimensões semelhantes às atuais.
Apesar de praticado por todos os seguimentos sociais em seus primórdios, na segunda metade do século XVI ele se tornou exclusividade da nobreza. Há registros que estima em 40 mil o número de espectadores por partida e, fato curioso, Leonardo da Vinci fazia parte desses torcedores enquanto Nicolau Maquiavel, dos jogadores. Por esse caráter nobiliárquico, o calcio foi disputado em festas de casamento da família Medici, que governou a cidade nos séculos XV-XVIII e incentivou o esporte por ver nele um treinamento paramilitar da elite local. Essa estreita relação com o poder fez com que o calcio fiorentino desaparecesse em 1739 devido a mudanças político-sociais. Porém, em 1930, mais uma vez atrelado ao poder, esse esporte foi ressuscitado pelo Estado fascista numa comemoração ao quarto centenário de histórica partida jogada durante o cerco de Florença pelas tropas do imperador austríaco Carlos V.

No entanto, de acordo com o pesquisador Horst Bredekamp, "mais do que precursor do futebol, o calcio era uma variante independente que incluía elementos do rúgbi". O que reforça essa opinião é o fato de que nesse jogo a bola podia ser conduzida com as mãos e o objetivo era fazê-la passar por cima de uma barra transverssal, dois elementos do futuro rúgbi.


2 comentários:

  1. Excelente Lara!
    Nunca havia lido nada sobre esse esporte que pode ter sido o precursor do futebol moderno.
    Saber que Maquiavel, entre alguns dos seus "fins que justificam os meios" jogava calciozinho com os amigos, foi demais!

    ResponderExcluir
  2. Poderia nos informar algumas eferências bibliográficas q vc utilizou...

    Bom post valeu msmo! Oi!

    ResponderExcluir

Posicione-se!!