terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Azzurra, Canarinho, Le Bleu, Celeste: a representatividade das cores.


Vermelho, branco, verde, azul, preto, amarelo são cores que estão presentes em camisas e bandeiras pelos estádios mundo afora. Cada qual transmitindo sensações, significados, representando um time ou uma comunidade inteira. A verdade é que no processo de formação de identidade de um clube as cores desempenham papel central. De um lado para definir a identidade comunitária para si mesmo, como ilustra o caso de dois times da mesma cidade, o Everton e o Liverpool. O primeiro, criado em 1878, tinha como cor o azul, porém pouco tempo depois mudou para o vermelho. No entanto, um grupo de jogadores abandonou o clube e, em 1892, fundou o Liverpool, adotando o azul. Mas em 1896 o Everton retornou ao azul e o rival passou ao vermelho, que o identificou de tal forma que passou a ser o apelido do time (Reds).

Essa questão das cores aparece também na conotação sociológica dos diferentes tons de vermelho do Milan, do Torino e da Roma para sugerir clãs do proletariado urbano e nos tons de azul da Internazionale e da Lazio que apontam, respectivamente, clãs da burguesia urbana e da aristocracia fundiária. E por questão ideológica a seleção holandesa trocou as cores nacionais (vermelho, branco e azul) pelo laranja da dinastia Orange, que no século XVI libertou o país da ocupação espanhola. Do mesmo modo a seleção italiana não utiliza as cores da bandeira (verde, branco e vermelho) no uniforme, e sim, desde 1912, o azul da dinastia de Savóia, que governava o país. Daí seu apelido futebolístico Azzurra.

Por coincidência ou não o vermelho é uma das cores que predominam nos campos de futebol. Tal cor está associada à maior nível de testosterona e, por conseguinte, agressividade e capacidade física. Um dos fundadores do Milan, Herbert Kelpin, explicou a escolha das cores do clube: “optemos pelo vermelho porque somos diabos. Coloquemos um pouco de preto para dar medo a todos”. E a cor do diabo assim caracteriza os times que a adotam: Manchester United ou Red Devils, Independiente ou Diablos Rojos e a seleção belga conhecida como Diables Rouges.

O Brasil, com identidade nacional ainda em construção quando da introdução do futebol, abandonou o branco usado até a Copa de 1950 pela seleção nacional para utilizar a clássica amarela ou Canarinho.

Assim sendo, as cores dos uniformes e escudos dos clubes além de diferenciar as equipes dentro de campo, seguem representando também a história desses clubes e dos seus torcedores.

6 comentários:

  1. Nunca soube dessa troca de cores das camisas do Everton e do Liverpool. Nem da ideologia das cores do Milan e da Inter. Muito interessante mesmo!
    A camisa azul italiana inspirou o Cruzeiro a adotar a mesma cor. Na época que se chamava Palestra Itália, seu uniforme era verde com detalhes em vermelho.
    E, falando em cores de uniformes mineiros, não poderia deixar de citar o Atlético. Quando foi fundado, há mais de 100 anos, os garotos imaginaram seu uniforme branco com uma faixa verde na altura do peito. Antes de esse uniforme ser feito, mudaram de idéia e adotaram o tradicional listrado em preto e branco. O time só abandonou as listras em 1914 e 1915. Por conta da Primeira Guerra Mundial, tecidos listrados - importados da Europa - não eram mais importados, forçando o time a adotar a camisa preta com gola branca.

    Ah, Lara, tem selo pra você lá no Meus Pensamentos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah, as cores dos times tem muito mais significado na europa do que no brasil. Como você mesma citou, as cores eram escolhidas com base nas preferencias do dono do time, da família, até na moda ! aqui já é muito mais comum o tal preto e branco !
    aliás, o preto é o que mais tem !

    o Lucas que me indicou o sue blog.. muito legal !
    parabéns ! Se quiser visitar o meu, fique a vontade !

    http://meetmeatthedisco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante como as cores utilizadas no futebol adquirem novos significados. Ler esta postagem foi um momento de aprendizagem para mim.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa postagem Lalá. Não sabia de nada disso que está escrito. Lendo isso, vejo que não sei quase nada de futebol. rs

    Beijão irmã

    ResponderExcluir
  5. As cores fazem muita diferença mesmo, quando o Brasil joga de azul é muito estranho !!!! eu particularmente adoro a combinação vermelho-preto-branco .... não sei porque !!!!!

    Obrigado por comentar no meu blog, você está certa, Tomlin é o segundo técnico negro a faturar o Super Bowl.

    http://netesporte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber mais sobre a origem do apelido da italia!!
    Por que o seu apelido é Azzura?

    ResponderExcluir

Posicione-se!!