quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DOIS TIMES, DUAS IDEOLOGIAS: FUTEBOL EM TEMPOS DE GUERRA FRIA. (Parte 1)

Surgem os números nos uniformes.

Ao final da Segunda Grande Guerra, o mundo encontrava-se dividido pela Cortina de Ferro, como definiria Winston Churchill, inaugurando um longo período de tensões entre os países do bloco capitalista, cuja potência era os Estados Unidos, e o bloco de países socialistas, liderados pela URSS, na chamada Guerra Fria.

O conflito fora basicamente ideológico, no qual as duas grandes potências mundiais, EUA e URSS, disputavam áreas de influência sem que houvesse um confronto físico direto entre eles.

Porém, essa disputa não se restringia somente ao campo político e, nesse contexto histórico, o futebol exerceria importante função. Visto como arma de propaganda, tanto para o regime socialista, quanto para o capitalista, esse esporte sofreria influências bastantes para mover transformações tanto na tática como nas suas regras. Nesse segundo caso uma pequena mudança foi inaugurada na Copa de 1950: a numeração das camisas dos jogadores. Essa prática já havia acontecido na final da Copa da Inglaterra em 1933 - quando os jogadores do Everton receberam camisas numeradas de 1 a 11 e os do Manchester City de 12 a 22 – e generalizou-se na Copa de 1950. Esse fato expressava também a crescente importância dos meios de comunicação, como o rádio, que precisavam identificar mais rapidamente cada jogador.

Um comentário:

  1. Nem imaginava a origem das camisas numeradas! Pensava que fossem mais antigas...
    Seja como for, muito interessante!
    Beijos e até março!

    ResponderExcluir

Posicione-se!!