segunda-feira, 17 de agosto de 2009

África do Sul, do Apartheid, do Futebol!


Desde o final da II Guerra, com a tomada do poder pelo Partido Nacional, a África do Sul ficara rotulada como a capital mundial da segregação racial. Hoje, superadas as diferenças e reestabelicida a democracia, o país foi escolhido para sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol em 2010, e assim mostrar para o mundo que é uma nação livre do preconceito e da discriminação.

No entanto, no final da década de 1940, a política segregacionista instituída com o Apartheid atingiu a todos os setores da sociedade sul-africana. O meio esportivo, por sua vez, não ficou impune às determinações desse regime. Em 1976, o presidente Pieter Botha aprovou um pacote de medidas estabelecendo novas regras para a estrutura esportiva do país, tais como:

1. Cassar as federações unificadas e criar associações específicas para mestiços, indianos e africanos;
2. Criar novas federações raciais, impedindo associações livres;
3. Financiar e ajudar a composição de uma elite negra, reconhecendo sua existência como forma de manter o status quo, e justificando a política segregacionista do regime.

Se até então a Federação Sul-Africana de Futebol estava suspensa do quadro da FIFA, essas proposições foram determinantes para sua expulsão da entidade. Nesse contexto, o futebol transformou-se num dos principais catalisadores da luta contra o Apartheid, tendo como ponto de referência um clube em especial, o Winnie Mandela Football Club. Winnie era o nome da mulher de Nelson Mandela, homem que liderou a luta pela redemocratização africana, e seu time serviria como refúgio para líderes políticos e sindicais perseguidos pelo regime.



(Os Bafana Bafana com o líder Nelson Mandela)


Em 1991, enfim, com a extinsão do Apartheid, a África do Sul seria readmitida no cenário esportivo internacional, sendo aceita de volta pela FIFA em 1992. Com a vitória de Nelson Mandela, a Bafana Bafana (apelido pelo qual é conhecida a seleção nacional de futebol e que significa "garotos", em uma das línguas negras) se tornaria um poderoso fator de coesão nacional, uma das bases da democracia sul-africana. É possível perceber o valor dessa seleção para a nação sul-africana a partir da declaração do ex-técnico, Clive Barker, após a inédita classificação da África do Sul para uma Copa do Mundo, que aconteceria em 1998 na França:

"Hoje eu me sinto mais participante em relação à causa promovida por Mandela. Esta qualificação é a nossa contribuição. Vocês sabem, a Bafana Bafana é o símbolo da democracia sul-africana. O rugby é branco. O cricket é branco. Nós representamos todas as camadas da população. Nós somos a equipe do povo."

Nessa atmosfera de revolução surgiu um partido político um tanto quanto curioso, o Partido do Futebol, que anunciava em seu manifesto:

As manobras dos partidos políticos majoritários para conquistar o poder, particularmente nestes tempos incertos de mudanças, provocam grandes divisões no povo. Nós acreditamos que a liberdade e a verdade triunfam quando a alegria a unidade e a dignidade são os denominadores comuns de uma sociedade. O Partido do Futebol defende o desenvolvimento de uma nação unificada sobre uma plataforma de proposições que venham do esporte, da música e das artes. Estes domínios colocam de lado as divisões políticas e tocam as pessoas na vida cotidiana. Eles criam otimismo, espírito de equipe, confiança e unidade. Uni-vos em torno de seus interesses comuns.


(Seph Blater, presidente da FIFA, anuncia a nova sede do Mundial de Futebol - África do Sul)

E foi com esses ideais de liberdade e igualdade que a África do Sul conquistou o direito de sediar o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol, que pretende apresentar para o mundo uma nova África, não a África do Apartheid, do preconceito racial, mas a África da alegria, da igualdade, do futebol.

27 comentários:

  1. Excelente post. E mais uma prova que o esporte (nesse caso, o futebol) sempre pode ser usado como instrumento de inclusão, de qualquer tipo e natureza.

    ResponderExcluir
  2. Como siempre es un placer leer tus posts.
    Saludos!
    Matías
    http://futbolenlascalles.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Curioso mesmo...Partido do Futebol...olha só

    Pq não lançar um similar aqui no Brasil?

    SRN Lara

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog! É muito maneiro ver a mulherada invadindo o mundo da bola. Mandou muito bem!!

    ResponderExcluir
  5. Hola Lara.
    Encantado del hallazgo de tu blog que me atrapó por su texto y contenidos.

    Te agregamos a nuestro blogroll.

    Saludos de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  6. BOM BLOG DE QUALIDADE, VISITE O NOSSO ANDERSONORADIALISTA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  7. Exelente post, felicitaciones !!
    Antonio

    ResponderExcluir
  8. Acho interessante não se levar pelo entusiasmo de um Partido do Futebol. Antes de elogiarmos, temos que analisar quais as diretrizes partidárias, objetivos, planos políticos, e, principalmente, seu projeto nacional.

    Mas mostra um grande fanatismo que o povo sul-africano tem com o esporte, essa copa será fantástica.

    Sou um grande admirador do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Hola que tal

    Soy Bocha, creador del blog Abran Cancha. Estoy muy interesado en tener un intercambio de links con tu blog, la verdad que me ha gustado mucho y seria un honor tenerlo entre mis enlaces. Un abrazo grande.

    ABRAN CANCHA
    www.abran-cancha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Hola!!

    Que pasen unas lindas fiestas, y les deseo lo mejor para el año 2010.

    Saludos desde Abran Cancha. Y los esperamos por el blog.

    www.abran-cancha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Lara, parabens pelo blog.Eu como apaixonado pelo futebol, principalmente no que diz respeito a história desse esporte, fico feliz em saber que essa cultura ja chegou no interesse do lado feminino, ainda mais com uma jovem linda como você, que poderia muito bem estar fazendo blog de modo ou coisa e tal. Parabens. Espero trocar ideias com voce.(www.leofutebolmemoria.blogspot.com)msn(leo3color@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. A grande pergunta é como isso vai ser durante a Copa do Mundo, principalmente com o turismo em alta e etc...

    Além disso, também temos que ver se tudo isso será permanente ou somente 'durante o evento', como aconteceu em outros lugares...

    ResponderExcluir
  13. informe sobre a historia do futebol africanoparticulamentente da africa do sul

    ResponderExcluir
  14. nossa que alivio !
    ajudou pra caramba no meu trabalho.
    vc escreve mt bem Lara!
    Obrigada;*

    ResponderExcluir
  15. Hola querido amigo!. Como estás?
    Estuve visitando tu blog y me pareció muy interasante. Destaco el contenido y lo apasionante de cada publicación.
    Me gustaría que aceptaras intercambiar nuestros links y que te afilies a mi lista de seguidores.
    Si estás de acuerdo, dejame un comentario en mi blog: www.efemeridesdeportivas.blogspot.com

    Abrazo grande!!

    ResponderExcluir
  16. História da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
    O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol.

    A Copa do Mundo da África do Sul será a primeira a ser realizada no continente africano. Por poucos votos o país não sediou a Copa de 2006. A eleição para a sede foi bastante controversa, com suspeita de compra de votos a favor da Alemanha.

    A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este será o maior evento esportivo no continente africano que até então não sediou nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004, em Zurique, foi decidido que a África do Sul será a sede da Copa de 2010. Líbia e Tunísia desistiram da competição.

    A África do Sul foi o único país classificado automaticamente entre os 32 países que participarão da Copa do Mundo de 2010. Desde a Copa de 2006 o campeão da Copa do Mundo anterior não garante vaga automática para o Mundial.

    Apesar do fraco retrospecto em Copas a África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura. A seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996 e participou apenas das Copas de 1998 de 2002, sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. A África do Sul não se classificou para a Copa de 2006 na Alemanha.

    Os africanos ainda não chegaram as semifinais das Copas do Mundo, mas aos poucos vão ganhando espaço, como a realização do primeiro Mundial no continente. Desde a primeira vitória do continente com a Tunísia em 1978 até as marcantes participações de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e Gana em 2006.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. parabens usei o que vc escreveu em seu blog como referencia par fazer um documentario com outras informações que já possuo para postar em meu blog rafelmartendalopinies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. é uma shit, muito superficial

    ResponderExcluir
  21. massa essa historia que significar que qualquer um pode contar sua historia como o futebol e seu proprio blog

    ResponderExcluir
  22. Estava pesquisando para o meu trabalho de educação física e este post me salvou!!!
    Mt obrigada!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Sei blog e´cultura!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Posicione-se!!