sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Rivais - Dentro e fora de campo


EM NOME DA FÉ:
THE OLD FIRM - CELTIC x RANGERS

Brasil e Argentina que nada. A maior rivalidade da história do futebol moderno é travada na Escócia entre as equipes do Celtic Glasgow e Glasgow Rangers. Mas essa é uma disputa que extrapola os limites das quatro linhas e tem como pano de fundo conflitos político-religiosos. Nesse derby o confronto real é entre católicos e protestantes.

Criado em 1888, o Celtic tinha como um dos seus principais patrocinadores o Arcebispo de Glasgow. Além disso, era marcante a presença de padres nas arquibancadas do Celtic Park. E quando o time conquistou o tricampeonato, em 1893, seus dirigentes enviaram à Roma a seguinte mensagem: "Vossa santidade, nós ganhamos as três copas." Tal afinidade religiosa fez do clube uma verdadeira representação política, sendo para os imigrantes irlandeses na Escócia um referencial para assuntos que não poderiam ser negligenciados, como a Home Rule (autonomia irlandesa). Tanto que um dos primeiros patronos do clube foi um antigo membro do Sinn Féin (movimento político irlandês que outrora fora o braço político do IRA, Exército Republicano Irlandês), Michael Davitt.

(Trevo irlandês no escudo do Celtic)


Por outro lado, o Rangers, fundado em 1872, acabaria adquirindo a identidade de não somente protestante, mas fundamentalmente anticatólica. Favoráveis ao Reino Unido (manutenção da união política com a Inglaterra), o Rangers tem no escudo as mesmas cores da bandeira inglesa - azul, branca e vermelha. Já o Celtic, adotou o verde e o trevo emblemáticos da Irlanda.

(As cores inglesas no escudo do Rangers)

A incompatibilidade entre esses times aparece ainda em seus apelidos. Uns são o Pope's Eleven, o time do papa. Os outros são os Billy Boys, referência a William III, o rei inglês protestante que, em 1690, reconquistou a Irlanda. A oposição político-religiosa tem também conotação étnica, já que os torcedores do Celtic consideram-se de origem celta, o povo que habitava as ilhas britânicas antes da invasão dos anglo-saxões, no século V, dos quais os torcedores do Rangers se vêem descendentes.

(Remember 1690:faixa da torcida do Rangers relembrando o episódio do rei William III)

Na realidade, os jogadores de ambas as equipes acima citadas entram em campo não só para conquistar os três pontos de uma vitória, como também lutam pela causa na qual acreditam. Sendo assim, pode-se concluir que futebol, assim como o esporte em geral, é um espelho da sociedade, absorvendo e refletindo seus principais aspectos.

14 comentários:

  1. Uma rivalidade dessas faz Atlético e Cruzeiro, Fla Flu ou Grenal parecer brincadeira de criança! Não há exemplo maior de, como você disse no último parágrafo, esporte como espelho da sociedade igual a esse!
    E, lendo esse texto, me lembrei das palavras do meu finado Vô João: "Política, Futebol e Religião não se descute!"
    Existe rivalidade onde essa frase se encaixa melhor?

    ResponderExcluir
  2. Tem certas coisas que somente o futebol é capaz de proporcionar. Imagina só uma rivalidade dos gramados ter proporções semelhantes também na religião dos(literalmente) "fanáticos" torcedores.

    Assim como dizia Lisa Simpson: "O futebol deixou os europeus e os sul-americanos irracionais."

    Sou obrigado a concordar com ela. hehehe...

    Lara,
    Parabéns pelo blog, pelo conteúdo e pelos ótimos textos.
    Grande abraço

    Rafael Wendel (Passes de Letra)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara
    desculpa a demora pra responder... eu ando super OFF essa semana...heheeh

    Na verdade, eu acho muito bom cada time ter sua identidade, tipo; fundamentos, príncipios, tradição e talz. Mas tudo isso tem que ficar fora do estádio quando a bola começa a rolar.
    O legal do esporte é que ele une as pessoas mais diferentes possíveis, e quando ele divide...
    vira um Israel x Palestina da vida !

    Vamos trocar links?

    ResponderExcluir
  4. Clássicos assim existem em todas as partes do mundo, como o Fla X Flu que outrora era a partida entre a burguesia e o proletariado. Além disso jogadores de futebol exercem papéis muitas vezes de movimentos ou de causas sociais, como Reinaldo (Atlético/MG) que erguia o punho pelas Diretas Já. O futebol é fascinante também por esse lado ideológico!

    Mas é verdade, Celtic X Rangers é o clássico de maior rivalidade do planeta, ao contrário do que muitos pensam. E as causas foram muito bem explicitadas por vc. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. legal o post, e o post!!!
    e o coment qvc fez no blog do Kei, fui eu q escrevi, naum ele..
    hehe
    abs

    FH

    ResponderExcluir
  6. Rapaz..a que ponto pode chegar o fanatismo não?Se na religião e no futebol isoladamente a gente já se depara com cada coisa, os dois juntos então..colocando dentro de 90 minutos suas demostrações e provas de fé, acima do esporte.
    Pelo menos é uma rivalidade ideológica, que bem ou mal dá razão ao fanatismo dos times, se for comparar com as nossas rivalidades,e o nosso fanatismo..¬¬

    ResponderExcluir
  7. Só sabia da rivalidade religiosa entre Celtic e Rangers. Essa questão ética eu desconhecia. Mais um motivo para considerar esta rivalidade a maior do futebol.

    Rafael Igor
    www.passesdeletra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog. Uma idéia que com certeza vai dar bons frutos. Já faz parte do meu dia-a-dia.

    João Paulo Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. nossa! nem sabia disso..ahn..é, eu não entendo mesmo de futebol..sei que questões políticas etc podem se misturar com o esporte..mas até religiosas? meu deus...pois é, existe muita coisa além do gramado né?
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida este é um dos maiores clássicos do mundo. Quando fui perguntado sobre pelo Rafael do Passes de Letra coloquei como o 2º, só atrás de Barça e Real. Você já leu o livro Como o Futebol Explica o Mundo? Do Franklin Foer, tem um capítulo inteiro só pra Celtic e Rangers intitulado:A obscenidade das Seitas, deliciosos, livro e capitulo.
    Excelente blog! Bjoks!

    ResponderExcluir
  11. Lara, tudo certo?

    Não precisaria nem escrever que gostei muito da sua proposta neste blog. Afinal, chego a ter uma visão doentia do futebol - não aquela que produz violência, mas a motivada por um vício. Portanto, dependente de acompanhar tudo deste esporte, vou recomendar e, sempre que possível, acessar seu blog.

    Sobre a rivalidade de Glasgow, concordo que seja a maior rivalidade do futebol - aliás, já produzi um artigo a respeito. Acredito que, para isso, contribui, além das questões aqui citadas, a polarização no futebol escocês. A última vez em que um clube diferente de Celtic e Rangers conquistou o campeonato nacional foi na década de 80 - o Aberdeen, de ALEX FERGUSON!

    Até mais!

    http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. olá,

    Alguém conhece algum livro que fale a respeito deste assunto: CELTIC X RANGERS?

    ResponderExcluir
  13. XÉ ISSO NÃO É NADA Partizan Belgrade x Estrela Vermelha Da Servia PARECE GUERRA MILITAR É UM DUELO SANGUINOLENTO MORTE

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blog. Uma idéia que com certeza vai dar bons frutos. Já faz parte do meu dia-a-dia.

    ResponderExcluir

Posicione-se!!