terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Wunderteam x Nazismo


Nos primeiros anos da década de 1930 o mundo do futebol assistiu ao surgimento de um dos maiores times europeus do século XX. Apresentando um futebol extremamente técnico e rápido, a seleção austríaca comandada por Hugo Meisl encantou o mundo de tal forma que foi apelidada de Wunderteam (Time Maravilha). Sua principal estrela era o atacante Matthias Sindelar, conhecido como o Homem de Papel, devido ao seu físico e à leveza com que driblava os adversários, parecendo flutuar em campo feito papel.

Do ponto vista histórico esse período ficou marcado pela ascensão do Nazismo na Alemanha. Ao assumir o poder em 1934, Adolf Hitler iniciou a organização do Terceiro Reich, objetivando, sobretudo, a formação do chamado Espaço Vital. Para tal, era necessário realizar a integração das comunidades alemãs dispersas na Europa, além de conquistar a Polônia e a Ucrânia. Uma dessas comunidades era a Áustria (além dos Sudetos e Dantzig) e sua "união" à Alemanha foi denominada pelos nazistas de Anschluss (anexação)
.

(Cartaz alemão.De um lado a bandeira alemã do outro a austríaca e ao centro a ligação que faltava para a união dos dois países: o Anschluss)

Contudo, as consequências dessa união para o futebol austríaco foram devastadoras. Três dos maiores clubes do país foram inseridos diretamente nas competições alemães: o Rapid Viena, o Admira Wie e o First Viena. Os nazistas ainda promoveriam a "depuração" das federações dos territórios anexados, dando início ao processo de arianização dos seus dirigentes.Nesse contexto, o presidente judeu do FK Viena, time de Sindelar, foi substituído por um político ligado ao SS.

Futebol e política continuariam a manter uma estreita relação ao longo desse período. Visando comemorar o Anschluss, as autoridades nazistas promoveram em 1938 o encontro entre as seleções da Alemanha e da Áustria. O estádio em Viena foi lotado por 60 mil torcedores austríacos que transformaram o jogo em protesto contra a anexação nazista. Os jogadores chegaram a sofrer intimidações por parte de oficiais da Gestapo, mas o Homem de Papel preferiu a coragem à covardia, marcando dois gols e comemorando-os de frente para os seguidores de Hitler na tribuna. A vitória austríaca teve sabor de revanche nacional. O futebol ainda lhes proporcionaria outra satisfação moral. Em 1941, na final do campeonato da Grande Alemanha, o Rapid Viena venceu por 4 a 3, de virada, o Shalk 04, clube alemão que apoiava o regime e era apoiado por ele (o que o ajudou a vencer seis campeonatos nacionais entre 1934 e 1942).

(Sindelar com o uniforme da única seleção que defendeu - Áustria)

Matthias Sindelar, além de grande jogador foi também um mártir da luta contra as forças nazistas. Em 1938 recusou-se a defender a seleção alemã na Copa da França e passou a ser perseguido pela polícia secreta alemã. Meses depois, em janeiro de 1939, foi encontrado morto com sua namorada em seu apartamento em Viena, ambos asfixiados por monóxidos de carbono em circunstâncias até hoje mal esclarecidas. Seu enterro reuniu cerca de 20 mil pessoas e transformou-se em demonstração de repúdio ao III Reich. Recentemente, Sindelar foi eleito pelo povo austríaco o maior jogador austríaco do século XX. Seu legado é o exemplo de dignidade e jogo limpo tanto nos gramados quanto na vida.

Áustria - Copa do Mundo de 1934: Bican; Braun; Cisar; Franzi; Hassmann; Hofmann; Horvath; Janda; Kaburek; Platzer; Raftl; Schall; Schmaus; Sesta, Sindelar; Smistik; Stroh; Urbanek; Viertl; Wagner; Walzhofer; Zischek. Treinador: Hugo Meisl.


FikDik: O Grande Ditador. Escrito, dirigido e interpretado por Charles Chaplin, esse filme é uma crítica bem humorada ao nazismo.

No YouTube: Documentário History Chanel http://www.youtube.com/watch?v=rcB8Heeh5XQ&feature=PlayList&p=E445319E9D1FB398&index=15

14 comentários:

  1. Muito legal a proposta desse blog. Importante que todo mundo veja que futebol é MUITO mais que 22 caras correndo atrás da bola. Dá pra contar a história do séc XX através do futebol de forma muito mais gostosa, pelo menos pra quem curte.
    Parabéns pela ideia!

    ResponderExcluir
  2. Po Lara gostei muito do blog, achei extremamente interessante pra quem gosta de futebol, como eu, é muito legal. Eu estou vendo hoje e li todos os seus artigos, não é uma leitura cansativa muito pelo contrário é extremamente prazerosa. Po parabéns pelo blog, é excelente, vou indicar pra todo mundo que curte futebol, po parabéns de novo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Poxa querida Veterana, desculpa a ignorância, tomara que você não fale algo do tipo "putz, que moleque idiota...", mas vou perguntar, em público, apesar da vergonha:
    como se troca links?? =/
    Acho que aceito sim, só me ensina aí.
    Se for complicado demais pega meu msn:
    hfcarneiro@hot...
    Obrigado! =)

    ResponderExcluir
  4. Sensacional postagem, Lara!

    Quanto ao Sindelar, o apelido dele deveria ser "Peito de Aço". O ídolo não tem que apenas ser competente, tem que ter personalidade também.

    Rafael Igor
    www.passesdeletra.blogspot.com

    P.S.: Esse blog tá excelente! E como disse o Renan, seus textos proporcionam uma leitura prazeroza.

    ResponderExcluir
  5. Po pessoal muito obrigada mesmo pelos elogios e pela presença aqui. Tá valendo de estímulo! Brigadão!!!

    Lara.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a proposta do blog. E depois do Wunderteam, a Austria nunca mais foi a mesma no futebo, como a Hungria depois dos Magiares campeões olímpicos de 1952 e vice mundiais em 1954.

    Afim de trocar links?
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Post excelente, mais uma vez.

    É sempre um prazer passar aqui... =)

    ResponderExcluir
  8. É interessante saber que existiam pessoas que lutavam do jeito que o Sindelar lutou contra o nazismo !
    Parabéns Lalá

    ResponderExcluir
  9. Bacana, Lara. O esporte, principalmente o futebol, esteve sempre ligado à política e se converteu, historicamente, em um verdadeiro símbolo de resistência contra autoritarismos e ditadores, como ocorreu na Espanha do General Francisco Franco, com a bandeira da discórdia erguida pelo Barcelona, e no próprio Brasil, que mesmo apoiado pela ditadura, via nos campos de futebol e na Seleção o caminho para a liberdade de expressão.

    O livro "A Dança dos Deuses - futebol, sociedade, cultura", do historiador Hilário Franco Júnior pode ser uma boa pedida pra te auxiliar no trabalho com o blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns pelo blog, Lara!
    É sempre muito importante ligar o futebol a fatos históricos. Este esporte esteve sempre presente em grandes momentos políticos do mundo. Sindelar foi em grande jogador, um verdadeiro exemplo de atleta.

    Criei um blog que trata de assuntos ligados ao futebol. Assim que puder, faça uma visita lá no Na Esfera do Futebol. Estou add seu link.

    ResponderExcluir
  11. Lara Maria, suas postagens: sem comentários como sempre.Maravilhosas!
    Beijos linda
    Saudades Mil

    ResponderExcluir
  12. irmazinha, vamos atualizar esse blog? ;)

    ResponderExcluir
  13. Procure no Youtube a final da Copa do Mundo de 1954 (vários vídeos, cobrindo mais ou menos metade do jogo). Uma das partidas mais sensacionais da história do futebol. Procure saber do contexto histórico. E há um filme, o Milagre de Berna, exatamente sobre esse jogo. In short, a Alemanha ainda estava muito ferida da guerra, arrasada e desmoralizada. O time húngaro estava invicto havia anos e tinha vencido a mesma Alemanha, na fase de grupos, por extravagantes 8 a 3. Fantástica, mesmo para quem não sabe alemão, é a narração emocionada de Herbert Zimmermann, ex-comandante de tanque na 2ª guerra mundial. Fuçando a Internet, você sabe mais sobre Fritz Walter, que teve a vida salva na guerra justamente por soldados húngaros e sobre Rahn, o artilheiro que, a certa altura, parou de dar entrevistas e foi viver sua vidinha.

    ResponderExcluir
  14. Legal, também ficou na história que a Austria foi prejudicada contra a Itália na Copa de 34. Itália facista de Mussolini. Dá um procurada nessa história também.

    ResponderExcluir

Posicione-se!!